Caxias fecha acordo para combater enchentes

Caxias fecha acordo para combater enchentes
junho 10 11:39 2015 Imprimir matéria

O município de Duque de Caxias, assinou acordo ontem (9) para recebimento de R$ 32 milhões, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF), para combater enchentes na região. O Rio Meriti, que corta a cidade, será dragado a partir de agosto, e isso permitirá que o escoamento da água flua melhor, evitando enchentes. As obras devem ser finalizadas até o mês de abril de 2016. De acordo com a prefeitura, cerca de 100 mil pessoas, moradoras da região central do município, serão beneficiadas pelas obras.

A CEF informou, em nota, que vai liberar os recursos à medida que a prefeitura de Duque de Caxias comprovar a execução das obras.

O convênio assinado entre a prefeitura e o governo federal inclui recursos para terminar uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – um prédio de 174 apartamentos, cuja construção está parada –, uma escola, uma creche e obras no Canal Caboclo.

O prefeito Alexandre Cardoso (sem partido) disse que com a drenagem do Rio Meriti as enchentes vão acabar na região da Vila Ideal, Laguna e Dourados e na comunidade do Lixão. “O material proveniente da dragagem do rio será colocado em cápsulas e enterrado em um terreno na região central da cidade, onde futuramente deve ser construído um parque. A prefeitura está negociando com a Marinha a doação do terreno”, anunciou.

O secretário de Meio Ambiente do município, Luiz Renato Vergara, disse que “será feita uma drenagem de 2 quilômetros de extensão da foz do Rio Caboclo até a Rodovia Washington Luiz (Rio-Petrópolis), além da pavimentação e colocação de galerias em quatro ruas da cidade e uma praça de 6.500 metros quadrados na comunidade do Lixão”.

Fonte: EBC

  Categories:
Veja mais notícias

Autor da matéria

Fabiano Perfil
Fabiano Perfil

Veja mais notícias