Caxias sem vacina contra tuberculose

maio 28 16:58 2015 Imprimir matéria

Mães reclamam de falta de vacina BCG em Postos de Saúde de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A medicação protege dos estágios mais graves de tuberculose. Matéria que foi ao ar, no RJTV desta terça-feira (26), mostrou o drama de mães do município. Segundo a reportagem existem unidades que não recebem a vacina há três meses.

A vacina é distribuída pelo Ministério da Saúde. Entretanto, a Secretaria Estadual de Saúde afirma, que desde 2014, que a BCG tem sido entregue em quantidades abaixo da necessidade e em prazos irregulares. Devido a essa situação, as crianças já estão na fila de espera pela medicação.

Em Duque de Caxias, a previsão é que o Posto Central receba 2 mil vacinas até a quinta-feira (28), mas elas podem não ser suficientes para atender a todas as crianças que estão esperando para serem vacinadas.

“Desde janeiro que essa vacina é oferecida com alguma irregularidade. É uma coisa que preocupa porque a criança deveria sair da maternidade imunizada”, disse o diretor de um Posto de Saúde de Caxias, Francisco Guimarães.

Aqueles que não podem esperar, têm que procurar outros postos de saúde para vacinar seus filhos. “Me falaram para ir no posto de Irajá ou no da Penha. Eu vou tentar”, disse uma mãe.

O Ministério da Saúde disse que enviou 815 mil doses da vacina para vários estados do Brasil e que está normalizando a distribuição. Entretanto, não informou quando a situação vai voltar ao normal.

  Categories:
Veja mais notícias

Autor da matéria

Fabiano Perfil
Fabiano Perfil

Veja mais notícias