Detran realiza mutirão para motos amanhã

Detran realiza mutirão para motos amanhã
outubro 02 12:00 2017 Imprimir matéria
Banner Institucional

Foto: Custódio Coimbra

O Detran do Rio realiza um mutirão, amanhã (3), totalmente voltado para as motos. Das 9h às 16h, mais de 150 funcionários do órgão estarão atendendo esse público no posto de vistoria da Barra da Tijuca. No evento e a partir de então, motofretistas (motoboys) poderão regularizar seus veículos, seguindo uma nova interpretação da lei federal 12.009, de 2009, que facilita o processo.

— Nos últimos meses, os motofretistas protestaram e vieram até nós com inúmeros pedidos para desburocratizar a regulamentação dos seus veículos. Ouvimos a categoria e interpretamos novamente a lei. E estamos indo além das nossas funções e vamos facilitar — diz Vinicius Farah, presidente do Detran do Rio.

Segundo ele, a lei federal é clara quando determina que mototaxistas precisam apresentar ofício da prefeitura que os autoriza a exercerem a profissão para terem a moto regularizada pelo Detran.

— Já para os motofretistas, não. Por isso, a partir do Detran Presente Moto, vamos facilitar a regularização das motos desses profissionais. O Detran abriu as portas para ouvir a categoria. São trabalhadores, que hoje são obrigados a fugir de blitzes, como se fossem bandidos. Eles têm o direito de trabalhar dentro da legalidade, e nós estamos viabilizando isso — diz Farah.

Os motofretistas interessados deverão apresentar o documento de compra e venda da moto e pagar os Dudas de troca de categoria e de emissão de placa. Dessa forma, poderão ter a placa vermelha (condição para uso do veículo em atividade remunerada) em mãos, caso a moto seja aprovada na vistoria. Hoje, segundo o Detran do Rio, há 30 mil motoboys legalizados.

— Acreditamos que sejam quase 100 mil nesse segmento no Rio de Janeiro e prevemos atender de 8 a 10 mil durante o Detran Presente — diz Farah.

Já os mototaxistas só terão a regulamentação dos veículos emitida pelo Detran, caso apresentem a autorização da prefeitura para exercer a profissão. O posto de vistoria do Detran na Barra fica na Avenida João Cabral de Melo Neto s/nº, ao lado do Via Parque.

Reportagem: Flávia Junqueira

  Categories:
Veja mais notícias

Autor da matéria

Fabiano Perfil
Fabiano Perfil

Veja mais notícias