Mesmo com decisão judicial, paciente espera cinco dias por vaga em UTI

Mesmo com decisão judicial, paciente espera cinco dias por vaga em UTI
junho 07 14:41 2015 Imprimir matéria

Nem mesmo uma decisão judicial garantiu a transferência imediata de uma idosa que estava com pneumonia aguda e corria risco de morte. A família de da aposentada Maria do Carmo viveu cinco dias de angústia até conseguir a transferência.

Maria do Carmo que estava internada na UPA 24 Horas, foi transferida para o Hospital Municipal São Francisco Xavier, no Centro de Itaguaí, No hospital, os médicos disseram que ela estava com anemia profunda, pneumonia aguda e os rins já não funcionavam direito.

A idosa precisava ser internada com extremo cuidado, mas o hospital não tem UTI e então a família decidiu procurar a Justiça. No feriado de quinta-feira (4), um juiz do plantão do Tribunal de Justiça do Rio,  determinou que  a paciente fosse transferida imediatamente para uma UTI da Rede Pública.

A Central Estadual de Regulação (CER) informou em nota que recebeu solicitação de transferência para um leito de UTI para a paciente Maria do Carmo Nascimento no último dia 5 de junho, às 10h40. A CER diz que encaminha os pacientes para os leitos de acordo com critérios técnicos e que nenhum leito de UTI fica vazio. Tão logo um leito fica vago, seja por alta ou por óbito de um paciente, ele é imediatamente ocupado por paciente inserido na central pelas unidades de saúde de todo o estado.

Como depois de 24h a decisão não havia sido cumprida, a filha procurou a Justiça mais uma vez. O juiz determinou, então, a transferência para uma UTI de um hospital particular.

O fim da tarde deste sábado (6), a CER conseguiu uma vaga em Vassouras, no Sul do Estado, distante 87km de Itaguaí. A saúde de Maria do Carmo piorou e os médicos disseram que a pneumonia se agravou. Além da falta de uma UTI, parentes disseram ainda que a idosa ficou à espera de uma transfusão durante dois dias, pois não havia sangue “O” no estoque do hospital.

Fonte: G1

  Categories:
Veja mais notícias

Autor da matéria

Fabiano Perfil
Fabiano Perfil

Veja mais notícias