Rio de Janeiro terá Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas

Rio de Janeiro terá Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas
junho 19 12:02 2015 Imprimir matéria

Na próxima sexta-feira, 26 de junho, é comemorado o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. No Rio de Janeiro, a data instituída pela ONU, será lembrada durante a Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas, uma iniciativa inédita da Secretaria de Prevenção à Dependência Química (Sepredeq). Na programação estão incluídas diversas atividades culturais e esportivas nos centros de acolhimento para dependentes químicos do Estado, além de uma ação de conscientização para toda a população, na Cinelândia.

Faz parte da programação apresentações artísticas como a da peça “RecuperAÇÃO”, espetáculo em formato de teatro de rua totalmente encenado e produzido por usuários em reabilitação. Eles também vão participar de um torneio de futebol. Além de integrar usuários dos Centros de Acolhimento Regionalizado Álcool e Drogas (Care ad), o objetivo da data é chamar atenção para os problemas decorrentes do consumo e do comércio de substâncias psicoativas.

Para o dia 26/6 foi preparada uma programação extensa na Cinelândia, das 9 às 17h. Além de atividades culturais como o “Ateliê de Rua” que será montado na praça, profissionais da Sepredeq vão orientar à população sobre a importância da prevenção ao uso de drogas e sobre como acessar à rede de serviços. Atualmente, o Governo do Rio de Janeiro oferece 514 vagas para acolhimento de homens e mulheres maiores de 18 anos. A procura por tratamento mais do que dobrou em 2 anos. De 2.026 atendimentos em 2012, saltou para 4.291 atendimentos em 2014.

Programação

24/6 – Quarta-feira, 10h às 12h – Intercâmbio esportivo (Futebol de Integração) – Care Campo Grande

25/6 – Quinta-feira, 14h às 16h – Intercâmbio Cultural (apresentação teatral) – Care Santa Cruz

26/6 – Sexta-feira, 9h às 17h – Ação de Orientação e Conscientização à população  e atividades culturais por ocasião do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas – Cinelândia.

 

  Categories:
Veja mais notícias

Autor da matéria

Fabiano Perfil
Fabiano Perfil

Veja mais notícias