UPA em São João fechada desde dezembro é denunciada pelo Cremerj

UPA em São João fechada desde dezembro é denunciada pelo Cremerj
julho 29 10:58 2015 Imprimir matéria

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jardim Íris, em São João de Meriti, está fechada desde dezembro de 2014 e sem previsão de reabertura. A denúncia é do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), que fez uma fiscalização na unidade. De acordo com o Cremerj, o motivo do fechamento e da não reabertura é falta de verba.

Durante a fiscalização, os representantes do Cremerj encontraram apenas um segurança na UPA, que informou sobre a não reabertura da unidade. A UPA de Jardim Íris, a única de São João de Meriti, era considerada referência para pacientes em busca de atendimento. A unidade, inaugurada em agosto de 2010 e com capacidade para atender 500 pessoas por dia, funcionava 24 horas.

O Conselho Regional de Medicina anunciou que vai entrar com uma representação contra a prefeitura de Meriti junto ao Governo do Estado porque a Secretaria Municipal de Saúde havia garantido que a UPA seria reaberta até maio deste ano, mas isso não ocorreu.

Segundo fontes ligadas a Secretaria Municipal de Saúde de São João de Meriti, a unidade deveria ter recebido R$ 400 mil do Governo do estado e R$ 250 mil do Governo federal.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que os repasses para a UPA de Jardim Íris foram feitos em dia e que os demais pagamentos não foram realizados devido ao fechamento da unidade. Os pagamentos serão feitos assim que a unidade for reaberta. A Secretaria de Saúde concluiu que as UPAs administradas pelas prefeituras também recebem recursos do Ministério da Saúde.

Fonte: G1

  Categories:
Veja mais notícias

Autor da matéria

Fabiano Perfil
Fabiano Perfil

Veja mais notícias